Bicicletas e a Sustentabilidade

Voltar
Bicicletas e a Sustentabilidade

Bicicletas e a Sustentabilidade
Você sabia que bicicletas são sustentáveis? 

O termo sustentabilidade há algum tempo vem bombardeando nossos sentidos, seja nas mídias digitais ou mesmo nas nossas práticas do dia a dia.

Soa ainda mais impactante quando se fala em sustentabilidade empresarial.

Afinal de contas, o que vem a ser a sustentabilidade?

"Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações."

Ter atitudes verdes significa ter ações baseadas no tripé da sustentabilidade.

O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: econômico, ambiental e social. Que precisam estar integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça.

Mas estávamos falando de bicicletas, não é mesmo?

As bicicletas são veículos de transporte que ajudam a cuidar dos recursos naturais do planeta, diminuindo a emissão de CO2 na atmosfera.

Quando se opta por utilizar as bicicletas como transporte, se deixa de emitir quaisquer gases de efeito estufa e outros componentes dos combustíveis fósseis.

Como se sabe, os gases do efeito estufa bloqueiam a saída da radiação solar, que não é absorvida pela natureza e que, em estado normal, deveria voltar para o espaço. Porém, essa massa de calor permanece na atmosfera causando o aquecimento global.

E você sabia que as bicicletas já vêm sendo adotadas nas práticas da sustentabilidade empresarial?

Dentre os critérios para se obter o Selo Casa Azul, para os empreendimentos com Crédito Imobiliário na Caixa Econômica Federal, sugere-se a utilização de bicicletas compartilhadas nos empreendimentos habitacionais.

Assim, muitas Construtoras e Incorporadoras já vêm adotando este item em seus condomínios. Disponibilizando conjuntos de bicicletas a serem compartilhadas pelos condôminos.

O resultado disso? Uma atitude verde que enche os olhos dos futuros moradores, que se sentem participando de um papel mais sustentável no mundo.

Se é viável? Sim. É viável economicamente, além de promover um marketing verde muito bem visto em tempos de "cuidar do planeta".

E vocês? Vamos parametrizar mais atitudes verdes por aí?

A engenharia constrói espaços para a vida! Isso me move!

Riani Resende

Engenheira Civil pelo mundo!

Postado em 23 de maio de 2020 

Fale comigo!

A PΔRΔMƐ7RIZƐ lhe retornará brevemente

Você receberá uma resposta em até 24 horas

Entre em Contato

Ligue para nós

+5532984558448

Envie-nos um email

[email protected]